Calendário 2s2025

Plano de trabalho: 29/08/2025

Relatório final: 14/11/2025

 

A ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL (EE015 e EE016) deve ser feito pelo aluno no Formulário  "Iniciação Científica - EE015 e EE016"  , também disponível no MOODLE da disciplina.

 
O Fluxo de entrega do RELATÓRIO FINAL de Iniciação Científica será feito totalmente através do formulário do google, inclusive o upload do relatório final e o registro das notas do orientador e revisor.
 

Não é mais necessário anexar o parecer do orientador com a nota e assinado por ele.

 

📢NOVO PROCEDIMENTO:

 
1º - ALUNO (Inicia-se o processo sempre pelo aluno) - preenche o Formulário "Iniciação Científica - EE015 e EE016" e faz o upload do relatório final.
 
2º - ORIENTADOR - recebe da secretaria um e-mail com:
 
- o link para o arquivo do relatório final inserido pelo aluno e 
- o link para o Formulário "Iniciação Científica - EE015 e EE016"  para preencher os dados do aluno, a nota  e suas considerações e com a opção para indicar um revisor.
 
3º - REVISOR  - Após a indicação do revisor (pelo orientador ou pela coordenação):
 
A SECRETARIA encaminhará um e-mail ao REVISOR indicado contendo: 
- o link para o arquivo do relatório final inserido pelo aluno,
- o link para o Formulário "Iniciação Científica - EE015 e EE016"  para preencher os dados do aluno, a nota  e suas considerações.
 
 

Qualquer dúvida, entrar em contato com a Secretaria de Graduação:   cgfeec@unicamp.br

 

 

 


Iniciação Científica, saiba o que é e por onde começar!

 

As disciplinas de estágio científico e tecnológico I e II (regulamentadas pela resolução interna CG-FEEC 03/2010) compõem o conjunto de 12 créditos eletivos, entre EE015 (6 créditos), EE016 (6 créditos) ou EE017 (12 créditos), necessários para integralização nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, relativos a trabalhos e atividades de iniciação científica e tecnológicas sob devida orientação. São oferecidas semestralmente, inclusive no período das férias de verão.

Como se referem a disciplinas que consideram atividades e conteúdos desenvolvidos em projetos de iniciação científica e tecnológicas, a CG recomenda que o(a) estudante já tenha desenvolvido pelo menos uma parte das atividades e conteúdos do projeto.

OBS.:

1. As disciplinas EE015 e EE016 não tem qualquer ligação burocrática com instituições como a Fapesp, CNPq ou qualquer outra de fomento/financimento.

2. Não há obrigatoriedade em solicitar matrícula nas disciplinas assim que se começa a desenvolver o projeto.

 

Há alguma preparação para se fazer IC?

Dependendo da área há disciplinas recomendadas. Há até pré-requisitos em alguns casos. Em geral, a sua motivação e disponibilidade para fazer o trabalho são fundamentais. Orientação, experimentação e material bibliográfico (leitura) são as principais formas de aprendizado.

Aspectos Éticos
Se você não consegue cumprir os aspectos éticos, não faça IC. Se o seu orientador não se preocupa com isso, procure outro.
Há comitês para experimentação animal e experimentação com seres humanos (incluindo você). Um simples questionário pode requerer uma aprovação completa por comitê de ética. Relatórios estão
sujeitos a aspectos éticos. Por exemplo, não se pode fazer cut and past de outros trabalhos, mesmo que sejam do seu orientador ou seus e estejam sendo citados.

Você no laboratório
Respeito é fundamental. - com o sujeito experimental, com o ambiente, com o uso do recurso público, com o pessoal em todos os níveis, com os colegas e superiores e com você.
Preocupe-se em saber sobre o trabalho anterior do (a) orientador (a). Leia os seus trabalhos e faça perguntas para entendê-los melhor. Leitura é fundamental.

IC na área de Engenharia Biomédica
Saiba antes o que vem a ser EB e escolha seu orientador de acordo com a sua área de pesquisa, projetos, CV, e principalmente sua dedicação à ciência. Você pode sim, contribuir também para o início de uma nova linha de pesquisa do laboratório.
Engenharia Biomédica é uma área na qual conceitos e técnicas da Engenharia são utilizados para abordar problemas médicos e biológicos.

Há disciplinas optativas que podem ajudar conhecer melhor a área:
EA- 997- Introdução à Engenharia Biomédica
EA- 097-Técnicas Experimentais em Engenharia Biomédica (LE-16)
Você pode cursar disciplinas de pós-graduação.
Certificado de estudos em Engenharia Biomédica -  EA-997 é obrigatória.

 

Iniciação Científica na Unicamp

 

PIBIC - Programa InstitucionaL de Bolsas de Iniciação Científica

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente pesquisador da Unicamp, outorgando bolsas no valor de R$ 400,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses.

Um projeto de Iniciação Científica envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.

 

PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa tecnológica, sob orientação de um docente pesquisador da Unicamp, outorgando bolsas no valor de R$ 400,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses. Tendo em vista que a Iniciação Científica visa “iniciar” alunos da graduação na área científica, o PIBITI possui o mesmo objetivo com enfoque tecnológico e inovador.

Um projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pode envolver desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, etc.

 

Iniciação Científica pela FAPESP

O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Um bom desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar,
é condição essencial para a concessão da bolsa.

Duração: 1 ano (ou mais)
Orientador: professor ou pesquisador da carreira PQ com bom currículo e com Lattes completo (CNPq) ou súmula curricular comentada (Fapesp).

 

Links Interessantes

USP 
FIOCRUZ 
FAPESP 
BRAINN 
PRP-UNICAMP
CNPq 
EMBRAPA