📌 FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

 

 

📍 1.Cursar disciplinas EX - (qualquer da Unicamp)

📍 2. Cursar disciplinas de outras unidades de ensino da Unicamp com vetores de extensão, deverá seguir o seguinte procedimento:

Ao cursar qualquer disciplina com vetor de extensão que não seja "EX", ela estará fora do catálogo dos cursos de engenharia elétrica e de engenharia de computação e, com isso, o sistema da DAC valida as horas de extensão em seu relatório de integralização, mas não reconhece os créditos e você ainda fica "devendo" créditos de extensão.

Como resolver isso?

No semestre seguinte de ter cursado a disciplina com vetor de extensão e ter sido aprovado, solicite um aproveitamento de estudos da disciplina cursada para a disciplina IX correspondente (ao número de créditos). Por exemplo, se você cursou FX114(02) deverá solicitar o aproveitamento em IX002(02).

📍 2.Participar de:

  • Projetos - Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado; Projetos que visam a solução de problemas específicos da comunidade.
  • Programas - Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, com caráter orgânico institucional, diretrizes claras e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo;
  • Organização de Cursos - Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático; Cursos que oferecem formação complementar aos alunos e à comunidade. ATENÇÃO: NÃO É VÁLIDO PARTICIPAÇÃO EM CURSO DE EXTENSÃO COMO ALUNO.
  • Organização de Eventos - Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com público específico, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. ATENÇÃO: É NECESSÁRIO VOCÊ PARTICIPAR DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.
  • Prestação de serviços - Serviços que são oferecidos à comunidade, como consultoria, assistência técnica e apoio em projetos sociais. 

📍 3. Apresentar Trabalhos em Congressos ou Mostras de Extensão

Apresentar trabalhos com viés extensionista em congressos ou mostras de extensão – voltados ao público externo e com impacto social – pode contar como créditos de extensão

Sim, apresentar um trabalho em eventos desses tipos é muito mais do que um requisito acadêmico: é uma oportunidade de levar conhecimento para além dos muros da universidade, estabelecer diálogo com a sociedade e vivenciar uma formação mais cidadã, ética e transformadora.

✅ Para que sua apresentação possa ser validada como crédito de extensão:

  1. Certifique-se de que o evento ou mostra seja de natureza extensionista, ou seja, voltado à interação com o público externo e ao impacto social (não apenas um evento de caráter puramente científico).
  2. Garanta que haja supervisão docente e registro formal da atividade, conforme as normativas institucionais.
  3. Ao finalizar, solicite o certificado ou declaração reconhecendo as horas e a atividade como extensão.
  4. Valide seu certificado, submetendo-o no Formulário de Validação.

✨Essa experiência promove não apenas o seu desenvolvimento acadêmico, mas também sua conexão com a sociedade — fortalecendo o tripé ensino-pesquisa-extensão em sua formação.