Desde 2022, Marco Roberto Cavallari, líder e fundador do Grupo de Energias Renováveis e Tecnologias de Armazenamento (GERAM), atua como Professor Doutor II, MS-3.2, junto ao Departamento de Eletrônica e Engenharia Biomédica (DEEB) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Leciona circuitos elétricos, eletrônica analógica e digital, processamento digital de sinais, eletrônica de potência, eletrônica flexível, fotovoltaico orgânico e hidrogênio verde. 

 

Em 2007, obteve um duplo-diploma franco-brasileiro por ter sido estudante de intercâmbio pelo Programa T.I.M.E. (Top Industrial Managers for Europe) na Ecole Centrale de Lille, França, tendo estudado também Engenharia Elétrica - Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Em 2010, finalizou seu mestrado de 24 meses na área de Microeletrônica, cujas atividades experimentais foram parcialmente realizadas na EPUSP e na Fondazione Bruno Kessler/Università degli Studi di Trento, Itália. Em 2014, concluiu seu doutorado de 48 meses em OTFTs atuando como sensores de amônia e acetona em diagnósticos médicos. Em 2019, encerrou sua pesquisa de pós-doutorado em Microeletrônica no Departamento de Engenharia Elétrica da Columbia University em Nova Iorque (EUA) e de Sistemas Eletrônicos da EPUSP. 

 

Em seus empregos anteriores, atuou por 28 meses como Professor Doutor com dedicação exclusiva em Engenharia de Energias e Física na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e por 11 meses como Professor Doutor Visitante no curso de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica (IAR) pertencente ao bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) na Universidade Federal do ABC (UFABC).

 

Os temas principais de sua pesquisa são a geração e o armazenamento de energia a partir de fontes renováveis e com zero emissão líquida de carbono, além da fabricação e caracterização de biossensores a partir de transistores orgânicos (OTFTs). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Energia, Microeletrônica e Eletrônica Molecular, atuando nos seguintes temas:

  • nanotecnologia,

  • caracterização do transporte de cargas elétricas em sólidos desordenados,

  • transistores orgânicos de filmes finos (OTFT),

  • células solares orgânicas (OPV),

  • processos de fabricação em microeletronica (CMOS),

  • Nano and Micro Electromechanical Systems (NEMS/MEMS),

  • polímeros conjugados,

  • pequenas moléculas orgânicas e

  • produção de hidrogênio verde via eletrólise da água.