LABORATÓRIO DE CONDICIONAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA - LCEE

English Version

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LCEE 

São definidos como Condicionamento da Energia Elétrica os procedimentos e tecnologias necessários para: 

  • garantir as condições especificadas de alimentação elétrica de uma carga, qualquer que seja sua natureza;
  • garantir condições seguras e em conformidade com especificações para a extração de energia da fonte de eletricidade, qualquer que seja sua natureza;
  • para redes CA, deve-se buscar
    • minimizar o conteúdo harmônico da tensão e da corrente;
    • maximizar o fator de potência das cargas;
    • estabilizar a tensão de suprimento;
    • minimizar a geração de componentes de alta freqüência;
    • flexibilizar o uso do sistema de energia elétrica.

 

PESQUISAS EM ANDAMENTO 

  • Filtros ativos e compensadores de reativos com inversores multinível
  • Tecnologias de conversores e controle aplicados a redes elétricas inteligentes
  • Conversores de potência para aplicação aeronáutica
  • Fontes chaveadas para aplicações de alta tensão
  • Sistemas de alimentação e acionamento em veículos elétricos
  • Qualidade da energia elétrica em ambiente embarcado aeronáutico e naval

 

 As áreas principais nas quais são desenvolvidas atividades de pesquisa no LCEE são as seguintes: 

  1. Desenvolvimento de Programas para Simulação e Análise de Processos Elétricos.
  2. Desenvolvimento de Conversores e Compensadores Eletrônicos.
  3. Qualidade da Energia Elétrica: Desenvolvimento de Filtros Ativos e Híbridos.
  4. Máquinas Elétricas e Acionamentos.
  5. Desenvolvimento de Instrumentação Especializada. 

Imagens de atividades e instalações do LCEE

Participação do LCEE na Universidade de Portas Abertas (2012)
UPA 2010
LCEE (2019)
LCEE 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe 2011
Visita Prof. Mattavelli ao LCEE em 2019

 

 

 

 

 

 

 

1.Desenvolvimento de Programas para Simulação e Análise de Processos Elétricos.

O estudo dos sistemas elétricos é muito facilitado por simulações computacionais, uma vez que a realização de experimentos de campo podem ser muito difíceis ou até impossíveis, dependendo do cosa. As recentes pesquisas na área de qualidade de energia nas redes de distribuição têm permitido importantes avanços em relação à modelagem das cargas residenciais e comerciais, pouco exploradas na literatura. Tais cargas têm ganho importância devido ao forte aumento nas cargas não-lineares que contribuem para a deterioração das condições de fornecimento de energia, especialmente no que se refere à distorção harmônica. Tais cargas, por suas peculiaridades, não podem ser compensadas com filtros passivos, demandando estudos aprofundados para a mitigação de seus efeitos. Adicionalmente, o emprego de compensação capacitiva em tais redes leva a um aumento da distorção harmônica.
Têm sido desenvolvidos programas de simulação, principalmente em MatLab/Simulink e PSim, bem como algoritmos para alocação ótima de compensadores em redes de distribuição, incluindo os lados de alta e de baixa tensão, considerando aspectos de qualidade de energia.

 

2. Desenvolvimento de Conversores e Compensadores

É de grande interesse o desenvolvimento de conversores estáticos que apresentem, do ponto de vista da rede de alimentação, um alto desempenho, caracterizado por mínima distorção harmônica da corrente; valores aceitáveis de IEM conduzida; elevado fator de potência e alto rendimento. Aliado a tais características, obviamente, devem ser atendidas as especificações das cargas alimentadas. 
Para os retificadores trifásicos, alto fator de potência pode ser conseguido com o desenvolvimento de estratégias de comando de conversores operando em Modulação por Largura de Pulso (MLP), o que lhes permite absorver uma corrente da rede com forma adequada, reduzindo também a distorção harmônica. 
Têm sido estudados e desenvolvidos conversores ressoantes de alta tensão para diferentes aplicações, como a produção de ozônio, alimentação de laser, etc. Também têm sido desenvolvidos conversores para sistemas de energia em veículos elétricos e em geração de energia a partir de fontes CC (Células a combustível, painéis fotovoltáicos, baterias e supercapacitores).  

 

3. Qualidade da Energia Elétrica: Desenvolvimento de Filtros Ativos e Híbridos 

O estudo e desenvolvimento de protótipos de filtros ativos e híbridos, para a compensação de harmônicas e/ou correção de fator de potência utiliza como fundamentos as técnicas de medição e realimentação dos erros das grandezas a serem e aplicação ao controle dos conversores estáticos. 
A tendência dos filtros híbridos, reduzindo o custo da parte ativa da filtragem, traz como desafios a busca de topologias adequadas e de técnicas de controle eficientes, que tenham capacidade de resposta muito rápida às perturbações presentes no sistema.
Têm sido estudadas topologias multiníveis para estas aplicações devido sua adequação a níveis mais elevados de potência e tensão.

Como campo de aplicação, além do campo tradicional das redes de distribuição de eletricidade, têm sido estudados problemas de QEE em ambientes embarcados, mais especificamente em aeronaves que fazem uso do conceito MAE (More Electric Aircraft).

Este tema de investigação surge assim como uma convergência natural das demais atividades descritas anteriormente. 

 

4. Máquinas Elétricas e Acionamento

O estudo e implementação de sistemas digitais no controle de máquinas elétricas é de fundamental importância na busca de respostas dinâmicas superiores, rendimentos elevados e menores custos de implementação. 
O controle de geradores de indução e de gerador síncrono de ímas permanentes, por meio de conversores eletrônicos, garantindo a estabilidade da tensão e da frequência geradas e a correta conexão com a rede CA têm sido investigados, bem como técnicas de acionamento de motores elétricos pra tração e frenagem de veículos elétricos.

 

5. Desenvolvimento de Instrumentação Especializada

Decorrente de pesquisas originais do Prof. Sigmar Deckmann, desenvolveu-se uma experiência pioneira no Brasil com relação à medição e análise de cintilação luminosa (“flicker”). Através de diversos projetos e financiamentos, iniciados em 1984, foram desenvolvidos diversos protótipos de analisadores de cintilação. Destes protótipos surgiram convênios com CEMIG  e com ELETROPAULO que permitiram construir várias unidades destes equipamentos, únicos disponíveis até então no Brasil. 
Foi realizada a digitalização do processo, anteriormente analógico, ampliando-se a capacidade do equipamento para outros tipos de medições, como análise harmônica, componentes de seqüência e a monitoração do fator de potência. 
Em decorrência destes trabalhos o grupo se envolveu na discussão de Teorias de Potência Elétrica, que tem ocupado improtantes pesquisadores de todo o mundo para estabelecer critérios adequados à análise das redes elétricas em condições cada vez mais comuns em termos de distorções e desequilíbrios, situações nas quais as definições tradicionais de potência não são adequadas e, mais do que isso, erradas.

 

Docentes:
Dr. José Antenor Pomilio - Prof. Titular (MS-6), RDIDP.
Dr. Sigmar Maurer Deckmann - Prof- Titular - aposentado

Colaboradores (2025)
Dr. Joel Filipe Guerreiro
Dr. José Carlos Ugaz Pena - Pesquisador de pós-doutorado
Dr. Eliabe Duarte Queiroz - Pesquisador de pós-doutorado
Dr. Robson Mayer - Pesquisador de pós-doutorado
Dr. Kristian Pessoa dos Santos - Pesquisador de pós-doutorado

 

ESTUDANTES com atuação no LCEE (2025):

  • Débora Pereira Damasceno - Doutorado
  • Mateus Pinheiro Dias - Doutorado
  • Pablo H. C. da S. B. Loureiro - Doutorado
  • Alex Sander Sebaje - Doutorado
  • Douglas de Assis Ferreira - Doutorado
  • Caíque C. Almeida de Carvalho - Doutorado
  • João José Ferreira Evangelista Filho - Mestrado
  • Artemio Barros - Mestrado
  • Lucas Cordeiro de Arruda - Mestrado

 

CONVÊNIOS e FONTES EXTERNAS DE RECURSOS 
Nos últimos anos têm sido realizados convênios com empresas do setor elétrico (Elektro e CPFL) que financiaram pesquisas relacionadas com diversos aspectos de qualidade de energia, principalmente nas redes de distribuição de energia elétrica. Também estão em desenvolvimento atividades relacionadas ao aproveitamento de fontes alternativas de energia, como células a combustível, aplicadas em veículos elétricos e em geração estacionária.
Projetos de Pesquisa recentes, com financiamento: 

  • Condicionamento Eletrônico da Energia Elétrica em Redes Aeronáuticas Visando a Garantia da Qualidade de seu Fornecimento. De junho de 2017 a maio de 2020. Proc. CNPq 401216/2016-0,
  • Redes Elétricas Embarcadas em Aeronaves: Garantia da Qualidade da Energia Elétrica e Soluções Eletrônicas de Potência, De Julho de 2017 a junho 2019. Proc. FAPESP 2017/05565-7

  • Projeto Temático: “Pesquisas Interdisciplinares em Redes Inteligentes de Energia Elétrica”, De Julho de 2017 a junho de 2023, Proc. FAPESP 2016/08645-9

  • Projeto Mover/Rota 2030: Estação de Recarga Rápida Bidirecional para Veículos Elétricos com Multifuncionalidades, Em andamento desde janeiro de 2023.

Têm sido realizados trabalhos de desenvolvimento tecnológico junto a empresas de diferentes portes e para as mais diversas aplicações. Exemplos são os contratos realizados com Semikron, Panozon Ambiental e Zasso/Sayyou. Além disso, o LCEE presta serviços técnicos na área de eletrônica de potência e qualidade de energia.


 

INFRA-ESTRUTURA

Com esse laboratório pretende-se contribuir tanto na formação do ensino de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), como também no aperfeiçoamento da tecnologia de medição, condicionamento da energia elétrica e da normatização brasileira relativa aos distúrbios em sistemas elétricos, através da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas. 
Atualmente dispõe-se dos seguintes equipamento no LCEE:

  • Microcomputadores para uso individual dos estudantes e para aplicações dedicadas
  • Impressora laser;
  • Osciloscópios digitais com diversas características (Keysight, Yokogawa, Tektronix, Rhode&Schwartz)
  • Fonte de alimentação trifásica CA programável, Califfórnia, 4,5 kVA
  • Fonte de alimentação trifásica CA programável, Hitech, 4,5 kVA, padrão aeronáutico
  • Fonte de tensão CC programável, emuladora de painéis fotovoltáicos, Agilent.
  • Fonte CC programável HP;
  • Wattímetro trifásico de precisão Yokogawa;
  • Analisador de energia Zes-Zimmer;
  • Analisadores de energia elétrica trifásicos: Hioki, Dranetz, Fluke;
  • Sintetizador multifunções HP 8904;
  • Gerador de funções HP 3325A;
  • Analisador dinâmico de sinais HP 35660A;
  • Registrador de ondas HP 5183;
  • Multímetros digitais;
  • Oscilógrafo óptico Yokogawa;
  • Sistemas de medição de corrente Tektronix/Agilent/Yokogawa;
  • Gerador de funções programável, 4 canais, Yokogawa;
  • Sistema para medição de IEM conduzida Tek 27120;
  • Cargas de potência diversa;
  • Conjuntos motor-gerador de potências diversas;
  • Banco de supercapacitores Epcos 5 x 150F/42V

* . Todos os equipamentos são conectados em rede. O parque de informática do DSE conta atualmente conta com mais de 100 máquinas, espalhadas nos diversos laboratórios do departamento.

 

Ex-estudantes do LCEE (Teses e Dissertações concluídas)

  1. Igor Alves Maronni, “An Impedance-Based Stability Analysis of a Deadbeat-Controlled Grid-Forming Inverter for AC Microgrids”, 26 de Janeiro de 2023. Mestrado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  2. Victor Cordeiro de Arruda, "Model Predictive Control of three-phase four-leg bidirectional VSC operating as ac or dc grid former", 18 de outubro de 2023. Mestrado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  3. André Faria Hernandes, “Contribuição ao Estudo da Qualidade da Energia Elétrica em Navios”, 30 de outubro de 2023. Mestrado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  4. Eliabe Duarte Queiroz, “Controle de Corrente Auto-Sincronizante e Detecção de Ilhamento Inspirados em Droop Resistivo”, 13 de julho de 2023. Doutorado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  5. Leonardo Duarte Milfont, “Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma: uma abordagem dinâmica”, 23 de setembro de 2022. Mestrado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  6. Mateus Pinheiro Dias, “DC bus Power Electronic Conditioner for Aircraft Electric System”, 30 de novembro de 2020. Mestrado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  7. Joel Filipe Guerreiro, “AC Power Electronic Systems: Impedance-based Stability and Adaptive Controllers”, 26 de outubro de 2020. Doutorado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  8. Augusto Nery de Lima Neto, “Desenvolvimento de sistema de acionamento elétrico e de modelagem dinâmica para cadeira de rodas”, 18 de setembro de 2020. Mestrado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  9. Hildo Guillardi Jr., “Condicionamento de energia elétrica aplicado em sistema elétrico aeronáutico de frequência variável”, 26 de agosto de 2019. Doutorado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio
  10. Bruno Valverde, “Análise e aplicação de retificadores monofásicos PWM em sistemas elétricos aeronáuticos”, 28 de fevereiro de 2019.  Mestrado em Engenharia Elétrica. Orientador: Jose Antenor Pomilio
  11. Eduardo Verri Liberado, “Design and control of a power quality interface and its cooperation with distributed switching power interfaces”, 16 de fevereiro de 2017, Doutorado em Engenharia Elétrica, Orientador: Jose Antenor Pomilio, Coorientador: Fernando Pinhabel Marafão.
  12. Marina Gabriela S. Perez Paredes, “Estudo de modelagem de veículos elétricos e estratégia de controle de torque para sistemas de frenagem regenerativa e antitravamento”, 29 de outubro de 2018. Doutorado em Engenharia Elétrica. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  13. Laís Abrantes Vitoi, “Análise de retificadores passivos de 12 e 24 pulsos operando em sistemas aeronáuticos com frequência constante e variável”, 17 de janeiro de 2018. Mestrado em Engenharia Elétrica. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  14. Diego Teruo Mendes de Souza, “Conversor de alta tensão e alta frequência para carga resistiva com variação imprevisível”, 6 de agosto de 2018.  Mestrado em Engenharia Elétrica. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  15. Eliabe Duarte Queiroz. “Sistema de acionamento para máquina síncrona de magnetos permanentes com barramento CC de tensão variável para frenagem regenerativa em veículos elétricos”, 14 de fevereiro de 2017, Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas,. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  16. Jakson Paulo Bonaldo. Multifuncionalidade de conversores eletrônicos de potência utilizados em microrredes inteligentes. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio; Coorientador Helmo Kelis Morales Paredes
  17. Filipe de Nassau e Braga. Interface Eletrônica para Controle de Fluxo de Potência e Controle de Qualidade da Energia em Sistemas de Geração Distribuída Conectados Diretamente à Rede Elétrica. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio. Coorientador: Ernesto Ruppert Filho
  18. Danilo Iglesias Brandão. Coordinated Power-Based Control and Utility Interface Converter in Low Voltage Microgrids. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio. Coorientador: Fernando Pinhabel Marafão
  19. Tiago Davi Curi Busarello. Study And Development Of Multilevel Inverters For Applications In Intelligent Distribution Systems. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio. Coorientador: Helmo Kelis Morales Paredes
  20. Wellington de Oliveira Avelino. Sistema Híbrido de Armazenamento de Energia para Aplicação em Veículos Elétricos. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  21. Joel Filipe Guerreiro. Design and Implementation of a Multilevel Active Power Filter for More Electric Aircraft Variable Frequency System. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  22. Marcos Balduíno de Alvarenga. Estratégia de Modulação PWM Aplicada em Conversores Multiníveis Tipo Cascata Simétrica para o Balanceamento das tensões nos Barramentos CC e Minimização das Comutações. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  23. Marina Gabriela Sadith Perez Paredes. Frenagem Regenerativa em Veículo Elétrico Acionado por Motor de Indução: Estudo, Simulação e Verificação Experimental. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  24. Tiago Davi Curi Busarello. Modelagem e Projeto de Filtros Híbridos de Potência: Contribuições à Análise de Desempenho em Redes com Distorções. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  25. Newton da Silva. Contribuições ao estudo, Projeto e Aplicação de Filtros Ativos Híbridos de Potência. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio. Coorientador: Edson Adriano Vendrusculo.
  26. Juliana Lopes. Metodologias de Dimensionamento e de Gestão de Fontes de Energia para Veículos Elétricos. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio. Coorientador: Paulo Augusto Valente Ferreira
  27. Diego Tardivo Rodrigues. Equalização da Potência de Cargas Ressonantes de Alta Tensão Alimentadas em Paralelo. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  28. Sérgio Pires Pimentel. Sistema Monofásico de geração Distribuída Baseado em Inversor Monofásico. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  29. Rodolfo Manuel Moreno Martinez. Estudo de Técnicas de Controle de Fluxo de Potência e de Gerenciamento de Ilhamento em Sistemas de Geração Distribuída com Interfaces Eletrônicas de Potência para Conexão com a Rede Elétrica. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  30. Jakson Paulo Bonaldo. Conversores para Alimentação de Células Geradoras de Ozônio. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  31. Fellipe Saldanha Garcia. Conversores CC-CC elevadores de Tensão, não-isolados, com ganhos estáticos elevados. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  32. Giuliano Salomão Sperandio. Fonte CA Ressoante de Alta Tensão para Ozonizadores. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  33. Daniel Pasti Mioni. Amplificador de Áudio Classes D baseado em Modulação Sigma-Delta Destiando a Aparelhos Autivos. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio. Coorientador: Saulo Finco
  34. André Augusto Ferreira. Sistema Supervisório de Gestão de Múltiplas Fontes de Suprimento para Aplicações em Veículos Elétricos. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  35. Leonardo de Araújo Silva. Síntese de Indutância Negativa para aplicação Série em Redes de Energia Elétrica. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  36. Geomar Machado Martins. Desenvolvimento de Conversor Comutado em Baixa Freqüência para Aplicação em Sistemas de Geração Distribuída Baseados em Células a Combustível. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  37. Sérgio Pires Pimentel. Aplicação de Inversor Multinível como Filtro Ativo de Potência. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  38. Ricardo Quadros Machado. Sistema de Geração Distribuição con Fontes CA e CC Conectado a Rede Monofásica e Controle Eletrônico da Qualidade da Energia Elétrica. 2005. 180 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  39. Lourenço Matias. Acionamento de Motor de Indução a Longa Distância Usando Inversores: Modelagem do Sistema e Estudo de Técnicas de Modulação. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  40. Fernando Pinhabel Marafão. Análise e Controle da Energia Elétrica através de Técnicas de Processamento Digital de Sinais. 2004. 250 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sigmar Maurer Deckmann.
  41. Valmir Machado Pereira. Estudo e Modelagem Dinâmica de Gerador de Indução Acionado por Máquinasde Combustão Interna com Controle de Tensão e de Frequência por meio de Inversor PWM. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Orientador: Jose Antenor Pomilio. Coorientador: Paulo Augusto Valente Ferreira
  42. Teresa Esther Nuñez Zuñiga. Síntese e Aplicações de Indutâncias Negativas. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  43. André Augusto Ferreira. Caracterização e Análise de Variações de Tensão de Curta Duração. 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sigmar Maurer Deckmann.
  44. Eduardo da Silva Martins. Retificadores monofásicos com alto fator de potência e comutação em baixa frequência. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  45. Joanna Helena Abain Gomes Marafão. Retificador Trifásico com alto fator de potência utilizando comutação em baixa frequência. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  46. Edson Adriano Vendrusculo. Estudo e implementação de estratégia para minimização de sobretensões produzidas por inversores PWM em sistemas de acionamento de motores elétricos com cabos longos. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  47. Fernando Pinhabel Marafão. Contribuições para a Teoria de Potências Instantâneas e Aplicações em Qualidade de Energia. 2000. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sigmar Maurer Deckmann.
  48. Ricardo Quadros Machado. Controle por DSP de conversores de potência para acionamento de gerador de indução conectado à rede monofásica. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  49. Enes Gonçalves Marra. Gerador de Indução Associado A Inversor Pwm, Operando Com Frequência Constante. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  50. Teresa E Nuñes Zuñiga. Filtro Ativo Trifásico de Potência Sintetizando Cargas Resistivas. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  51. Marcus Vinicius Ataide. Contribuição Ao Estudo e Projeto de Filtros Ativos Monofásicos de Potência. 1997. Dissertação - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  52. Carlos Gabriel Bianchin. Pré-Reguladores de Fator de Potência Alimentando Cargas Resistivas. 1997. Dissertação - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  53. Edson Adriano Vendrusculo. Carga Eletrônica Regenerativa Para Testes de Fontes de Energia Elétrica Utilizando Conversor Com Capacitor Flutuante. 1996. Dissertação - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Jose Antenor Pomilio.
  54. Jessica Poblete Rodriguez. Efeito da Saturação na Estabilidade da Máquina Síncrona. 1995. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sigmar Maurer Deckmann.
  55. João Paulo de Souza Rocha. Sistema Digital para Medição e Análise de Cintilação Luminosa. 1995. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sigmar Maurer Deckmann.
  56. Paulo Eduardo Mota Pellegrino. Estudo de Estabilidade através do Balanço Nodal de Potência. 1995. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Sigmar Maurer Deckmann.

 

"Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do(s) autor(es)."